27.2.08

21.2.08

Um poema de Sophia

Hora

Sinto que hoje novamente embarco
Para as grandes aventuras,
Passam no ar palavras obscuras
E o meu desejo canta --- por isso marco
Nos meus sentidos a imagem desta hora.

Sonoro e profundo
Aquele mundo
Que eu sonhara e perdera
Espera
O peso dos meus gestos.

E dormem mil gestos nos meus dedos.

Desligadas dos círculos funestos
Das mentiras alheias,
Finalmente solitárias,
As minhas mãos estão cheias
De expectativa e de segredos
Como os negros arvoredos
Que baloiçam na noite murmurando.

Ao longe por mim oiço chamando
A voz das coisas que eu sei amar.

E de novo caminho para o mar.

Sophia de Mello Breyner Andresen

13.2.08

Visita ao Palácio da Ajuda - Exposição Hermitage

Os alunos da Academia dos Saberes, das turmas de História Universal e História da Arte, com os respectivos professores, visitaram, no dia 12 de Fevereiro, a exposição itinerante do Museu Hermitage, patente no Palácio da Ajuda.

A exposição, intitulada «De Pedro, o Grande, a Nicolau II - Arte e Cultura do Império Russo nas Colecções do Hermitage», mostra aspectos do quotidiano da família imperial russa e a sua relação com vários movimentos culturais da Europa.

Dado o gigantismo do Hermitage, esta é apenas uma "reduzida" colecção de obras daquele Museu, dos séculos XVIII a XX, com cerca de 600 peças de pintura, escultura, ourivesaria, mobiliário, cerâmica, tapeçaria, vestuário e outras obras de Arte e peças de uso pessoal dos Imperadores e da sua Corte.

Na próxima edição da Gazeta da Academia sairá uma reportagem sobre esta visita.

A Academia na Revista LOURES MUNICIPAL ...

Câmara Municipal de Loures

1.2.08

Ganhámos o Concurso de Cultura Sénior 2008

A equipa da Academia dos Saberes de Loures, formada pelo Professor Artur Morão e os alunos Maria José Sousa e Mário Figueiredo, foi a brilhante vencedora do Concurso de Cultura Sénior de 2008, que teve lugar em Sintra, a 29 de Janeiro.

Participaram neste agradável evento cerca de 25 equipas de outras tantas U.T.I. de todo o país, tendo a autarquia de Sintra, a R.U.T.I.S. e a Universidade Sénior local proporcionado às equipas participantes todo o apoio para que este dia fosse de festa e convívio.

A Academia de Loures aplaude carinhosamente os seus representantes, e agradece o apoio da C.M.Loures neste concurso, no qual o concelho foi mais uma vez dignificado.