11.11.08

O nosso velho Haydn ...

Segundo a Wikipedia :
"Haydn é considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas, além de ter escrito muitas sonatas para piano, trios, divertimentos e missas, que se tornou a base do estilo clássico de composição de música erudita. Além disso, escreveu também algumas músicas de câmara, óperas e concertos, que hoje não são tão conhecidos. Haydn foi o maior influenciador do estilo da época. O desenvolvimento da forma-sonata de um esquema rígido em uma maneira subtil e flexível de expressão musical, que se tornou dominante no pensamento musical clássico, é devido quase que completamente a Haydn..."
"Haydn era conhecido entre os seus contemporâneos pela sua personalidade tranquila e optimista. Tinha um apurado senso de humor, que chegou a ser percebido em algumas músicas: na Sinfonia nº45 em fá sustenido menor, chamada Sinfonia dos adeuses, fez com que os músicos fossem parando de tocar um de cada vez, fechassem a partitura e saissem da sala, até que só sobrasse um único executante no final, como forma de mostrar ao príncipe que eles faziam jus a um tratamento mais condigno, visto que eram considerados meros serviçais do palácio. O príncipe, que era perspicaz, entendeu a mensagem passando a dar melhor atenção aos músicos de sua orquestra. Em alguns casos, ele introduzia uma nota forte súbita, para evitar que os espectadores dormissem durante a execução. Era particularmente respeitado pelos músicos da corte que ele supervisionou, assim como os tratava cordialmente e representava efetivamente os interesses dos músicos para o empregador. Haydn também tinha uma fé católica fervorosa. Sempre que terminava uma composição, escrevia as palavras “Laus Deo” (“Glória a Deus”), ou alguma expressão parecida no fim do manuscrito. Suas diversões preferidas eram a caça e a pesca.
Haydn era feio (para o padrão de beleza dominante na época) e de baixa estatura, ficava surpreso quando as mulheres o seguiam durante as visitas a Londres..."

E agora tente identificar este trecho :

Sergei Nakariakov - Haydn Trumpet Concerto - 3.rd Mov.
.

1 comentário:

Unknown disse...

Meu caro amigo Rosário, o blogue está um espanto. Agora diga-me se faz favor, como mando para aí o texto de jornalismo