1.2.09

Concurso RUTIS "O SABER NÃO TEM IDADE"

No passado dia 30 de Janeiro realizou-se em Loures (vencedor do ano passado) o concurso de cultura geral das Universidades Séniores, referente a 2009.

A equipa vencedora deste ano, com todo o mérito, foi a de Miranda do Corvo, a quem endereçamos mais uma vez os nossos parabéns. E se tudo correr bem lá estaremos em 2010, não só para concorrer, como para visitar os colegas e as terras de Miranda, e saborear a famosa chanfana !

Ver notícia sobre o concurso, no site da RUTIS, => aqui <=

Este ano, com o tempo chuvoso e frio, a Câmara, a RUTIS e a Academia de Loures bem se esforçaram por bem receber e manter a animação programada, mas era tarefa difícil.

O Parque da Cidade, tão agradável em dias de sol, não pôde ser devidamente apreciado, nem o convívio foi o mesmo sem a utilização desse espaço de lazer.

Por outro lado, durante o almoço, ouvimos comentários "de fora" sobre algumas lacunas de gestão do evento. Houve esforço, é certo, mas notou-se que faltou um líder, ou seja, um elemento dinamizador para controlar os ritmos, os tempos e a ligação entre as partes.

O concurso propriamente dito, tem margem para melhorar; algumas perguntas estavam mal formuladas, também havia respostas erradas, e certas perguntas e temas não foram bem escolhidos, caso do recurso excessivo a datas, fazendo apelo a uma "sabedoria de almanaque".

Em nossa opinião, neste tipo de concursos, as perguntas deveriam preferencialmente focar temas culturais como a História, a Literatura, as Artes, a Saúde, o Ambiente, a Ciência, etc ... relegando para plano secundário o futebol, o festival da canção e outras "banalidades".

Pensamos também que as perguntas deveriam privilegiar o "quem", o "como", o "porquê", o "onde", e só excepcionalmente o "quando"...

Esperamos que no próximo ano o tempo esteja melhor, e que o concurso decorra em clima de festa. Um abraço fraternal a todos os colegas que nos visitaram em Loures.
.

1 comentário:

Unknown disse...

Estou plenamente de acordo com o que o JR diz no blog. Aquelas perguntas pareciam tiradas de um almanaque de baixa qualidade um abraço da colega Cecília