Reproduzimos, com a devida vénia, a partir do site da Universidade Sénior da Covilhã, testemunhos de dois colegas Academistas, sobre este encontro :
...
Da colega Academista Celeste Raposo, da Academia Sénior da Covilhã :
...
"No próximo Domingo, dia 11 de Maio, a Covilhã vai ser palco de um grande acontecimento nacional, o VII Encontro Nacional de Universidades Seniores.
Os alunos de cabelos prateados, virão de todos os pontos do país, desde o Minho ao Algarve. Só não serão mais, porque os 1.000 lugares do Teatro Cine da Covilhã, estão esgotados. E para servir um almoço sentado, com a dignidade que estes senhores e senhoras merecem, também não há restaurantes com maior capacidade na zona.
Deslocam-se de muito longe, porque no seu "dizer sim à vida", vêm procurar o outro. A sabedoria da vida ensinou-lhes a necessidade de saírem de si, para entrarem em contacto, para contactarem, para tocarem os outros, para jogarem um jogo colectivo. Estes encontros são ocasiões de comunhão, de emoções partilhadas. Mas são igualmente actos sociais de afirmação pública da vontade de interacção. São a expressão de um sentimento comum de pertença, de associação, de fazer parte, do respeito por si próprio e pelos outros, com vista a atingir uma maior compreensão mútua. Neles, fortalece-se o espírito de solidariedade, de tolerância, de igualdade e de cooperação; rompem-se as fronteiras de grupos fechados, na vontade do encontro com os outros, para estudar problemas comuns. Em resumo pratica-se a cidadania e a autonomia.
O universo social das UTIS constitui uma elite, que exactamente por isso, proporciona indicadores das transformações sociais em curso. É formado por pessoas cujo querer viver se manifesta no desejo de actualização, no interesse e no envolvimento que têm nas suas actividades. São pioneiros sociais. São os arautos dos novos idosos que não permitem ser excluídos, que desejam manter a sua autonomia como cidadãos responsáveis e sábios. "
Celeste Raposo
O Academista Eduardo Tendeiro, da Academia Sénior da Covilhã, sobre este encontro deu o seguinte testemunho:
"Longamente preparado com extremo cuidado e sem se furtar a canseiras, a Direcção da Academia Sénior da Covilhã (ASC) e mais alguns Academistas aceitaram o desafio que a RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade) lhes tinha cometido: a realização do VII Encontro de Universidades e Academias Seniores do País.
Num domingo em que até o tempo ajudou – céu nublado, sem chuva e com temperatura amena – os Academistas da Covilhã chegaram cedo ao local de recepção dos convidados: a Praça do Município.
Dispostas as Madrinhas e alguns Padrinhos dos grupos que se esperavam, devidamente identificados com dísticos ostentados por Escuteiros, aguardaram e, sem delongas, os primeiros autocarros chegaram. Saudados efusivamente, foi dado aos recém-chegados o respectivo crachá identificativo, sendo depois saudados um grupo de Bombos da região.
Os Bombos animaram os participantes que, pouco a pouco e ordeiramente se dirigiram aos seus lugares no Teatro Cine da Covilhã gentilmente cedido pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal que, desde cedo, acarinhou e apadrinhou o evento, pondo os recursos da CMC ao dispor da Organização.
Constituíram a Mesa de Honra o representante da RUTIS Dr. Luís Jacob, a Reitora da Academia Sénior da Covilhã, Drª Ascensão Simões, o Presidente da Câmara Municipal, sr. Carlos Pinto, o Magnífico Reitor da Universidade da Beira Interior, Professor Santos Silva e o Prof. Bernardino Gata, Delegado do INATEL na Covilhã.
Todas as intervenções, ainda que necessariamente breves, puseram a tónica na mais valia que representam os idosos, magnificamente afirmada pela Reitora da ASC.
Durante a sua intervenção, o senhor Presidente da Câmara reafirmou o seu empenhamento em prol da Academia da Covilhã manifestando disponibilidade e interesse para que a Academia venha a ser reconhecida como Instituição de Utilidade Pública. Anunciou ainda que, no aniversário da Cidade, a 20 de Outubro, a Academia Sénior da Covilhã será distinguida com a medalha de Mérito Municipal
O sr.Prof. Bernardino Gata fez entrega da escritura de parceria do INATEL com a Academia Sénior da Covilhã, equivalente aos dos Centros Culturais e desportivos filiados no naquela Instituição.
No final destas intervenções, o Coro da Academia Sénior abriu o período cultural com o seu Hino, executando em seguida algumas peças do seu já vasto repertório.
Encerou a sessão a Banda da Cidade da Covilhã, com intérpretes muito jovens, que encantou a assistência e foi aplaudida com os espectadores de pé.
Na Praça do Município, numa cerimónia plena de colorido, as Academias presentes desfilaram ostentando as suas insígnias e o sr. Dr. Jacob, Presidente da Direcção da Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS), fez a passagem do Testemunho à Universidade de Portimão que, no próximo ano, terá a seu cargo a realização do VIII Encontro de UTIs."
J. Eduardo Tendeiro
-------------------------------
.
23.5.08
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário