28.10.08

Apito

Fala-se hoje muito do Apito. Segundo a Wikipedia:

"O apito é um instrumento de sopro utilizado tanto para música como para sinalização desportiva e de trânsito.
O som é produzido pela vibração do ar ao passar por uma aresta. Era tradicionalmente feito de madeira, mas hoje usam-se apitos feitos de metais como o bronze.

Alguns apitos têm buracos nos lados que são cobertos com os dedos para produzir diferentes tons. O executante pode controlar ainda a duração e a intensidade do som.
Na música, é utilizado principalmente no samba. O apito é usado tanto para tocar padrões rítmicos assim como para anunciar uma nova secção, o começo, ou o final de uma música.
Numa escola de samba o mestre de bateria é o responsável por esses sinais. Para ele, o apito - juntamente com o repinique - funciona como a batuta de um mestre de ópera.
O apito é capaz de produzir sons fortes e fracos, longos e curtos, abertos e fechados, e todos são usados para adicionar variedade e cores aos padrões tocados. Ele também pode tocar um padrão repetitivo que funciona como parte do conjunto do grupo rítmico.
Por seu grande volume sonoro, o apito pode ser usado em diversas outras funções de sinalização. Os guardas de trânsito podem utilizá-los para controlar o tráfego em cruzamentos.
Também podem ser usados em ferrovias, navios e ambientes industriais ruidosos, como forma de sinalização de segurança a longa distância.
O apito metálico é usado na sinalização desportiva e de trânsito.

Outro uso é na marcação e sinalização de faltas e erros ou para autorizar o início de jogadas em desportos de campo (Andebol, Voleibol, Futebol, Futsal, etc). A duração, a altura e o número de silvos indicam e sinalizam as falhas.
Existem ainda apitos capazes de imitar o canto de diversos pássaros. Em geral são chamados de pios e são utilizados para atrair pássaros para observação ou em caça."

São estes os apitos mais comuns ...

Sem comentários: