28.10.08

Carolina

Fala-se muito de Carolina. Segundo a Wikipedia :

"Carolina Wilhelma Michaëlis de Vasconcelos (Berlim, 15 de Março de 1851 - Porto, 22 de Outubro de 1925) foi a mais célebre filóloga da língua portuguesa. Ela foi crítica literária, escritora, lexicógrafa, investigadora e a primeira mulher a leccionar numa universidade portuguesa, na Universidade de Coimbra. Ela tem grande importância como mediadora entre a cultura portuguesa e a cultura alemã.

Nascida em Berlim na Alemanha, ela era portuguesa por casamento e por devoção. Em 1876 casou com Joaquim António da Fonseca Vasconcelos, musicólogo e historiador de arte.

O trabalho de investigação de Carolina Michaëlis levou-a a corresponder-se com inúmeros nomes grandes da cultura, por exemplo com Eugénio de Castro, Antero de Quental, João de Deus Ramos, Henrique Lopes de Mendonça, José Leite de Vasconcelos, o Conde de Sabugosa, Teófilo Braga, Trindade Coelho, Anselmo Braamcamp Freire, Sousa Viterbo, Alexandre Herculano, os médicos e escritores António Egas Moniz e Ricardo Jorge, os espanhóis Menéndez y Pelayo e Menéndez Pidal, sem falar das personalidades francesas, inglesas e alemãs.

Obras:

* Poesias de Sá de Miranda, 1885
* História da Literatura Portuguesa, 1897
* A Infanta D. Maria de Portugal e as suas Damas (1521-1577), 1902
* Cancioneiro da Ajuda (2 volumes), 1904
* Dicionário Etimológico das Línguas Hispânicas
* Estudos sobre o Romanceiro Peninsular: Romances Velhos em Portugal
* As Cem Melhores Poesias Líricas da Língua Portuguesa, 1914
* A Saudade Portuguesa, 1914
* Notas Vicentinas: Preliminares de uma Edição Crítica das Obras de Gil Vicente, 1920-1922
* Autos Portugueses de Gil Vicente y dela Escuela Vicentina, 1922
* Mil Provérbios Portugueses"

É a esta Carolina que me refiro...
.

Sem comentários: