31.8.08

Lições de vida

Quem tem todos os órgãos do seu corpo a funcionar, não imagina o que é viver sem um, e muito menos sem um par - caso dos olhos, mãos, braços, pernas, pés, etc...
E que pensar daqueles a quem falta um ou dois pares destes órgãos, ou os têm atrofiados?
Necessitam de fazer uma aprendizagem "a doer", com próteses ou adaptando outros órgãos à função, para serem minimamente independentes : deslocar-se, alimentar-se, fazer a higiene pessoal (e por vezes dos filhos), vestir-se, conduzir, estudar, trabalhar, ir ás compras, fazer a lida da casa, viver em família, conviver, e eventualmente ter uma actividade artística, cultural ou desportiva...
Para alguns, sozinhos no mundo ou nascidos em famílias com poucos ou nenhuns meios de subsistência, a escolha inicial é óbvia: adaptar-se, ou morrer!
É incrível a força de vontade dos próprios e o poder de adaptação dos órgãos do corpo, com treino continuado e intenso. Os exemplos que se seguem testemunham-no.

Tony Meléndez , Uma mãe , Gabe , Jogador de Snooker , mulher chinesa,
Bailarinos chineses

(Cabem aqui também os exemplos dos atletas paralímpicos, verdadeiros símbolos da auto-superação, cujas vitórias nos campos pessoal e desportivo mereciam certamente mais apoios ! ...)

...Ah! e não se queixe da vida!
.

Sem comentários: