Um grupo de alunos da Academia, orientados pelo nosso Professor de Psicologia e Fotografia, deslocou-se no dia 11/4 em visita de estudo ao Alentejo, com paragens nas pitorescas localidades de Mourão, Monsaraz e Reguengos.
Almoçou-se em Mourão, onde se saborearam algumas especialidades gastronómicas do Alentejo, como ensopado de borrego, sopa de cação, etc.
Tivemos oportunidade de apreciar boa parte do rico legado pré-histórico e histórico da região, com realce para os menires, castelos e igrejas, e também de observar, do alto das povoações, o belo espectáculo que são os verdes da paisagem, alternando com os azúis do céu e da água, mais o cinzento e o branco das nuvens e a alvura do casario, que convidam a encher os pulmões de ar puro e a constatar que ali está a Natureza no seu esplendor (sem exagero...).
Esta observação in loco foi complementada pelo professor, com uma explanação sobre as possíveis realidades e razões que terão levado o homem pré-histórico a fixar-se naquela região e a construir monumentos funerários como os que vimos.
Os alunos e o professor de fotografia deram largas à sua criatividade, "disparando desalmadamente" (mas sempre com alto sentido estético), não poupando monumentos, pormenores, pessoas e paisagens. A partir da próxima aula serão apresentados os trabalhos, que serão depois reunidos em CD, na Secretaria, para consulta.
Nota também positiva para o património arquitectónico, que está geralmente bem cuidado.
Pareceu-nos, no entanto, que as infraestruturas que as autarquias e os privados da região necessitam, para ajudar as populações a prosperar com o aproveitamento económico e turístico da barragem (rega - energia - hotelaria - restauração - desportos náuticos - apoios - capital - investimentos - informação, etc) vão ainda levar algum tempo a chegar e a adaptar-se à nova realidade, e mesmo assim, diz-se que os espanhóis estão à frente na "corrida"...
Em resumo, toda a jornada decorreu em clima de festa, e toda a gente ficou encantada com esta iniciativa.
Duas palavras de apreço e agradecimento, antes de terminar: para o Professor, que numa atitude que só o enobrece, se disponibilizou para enriquecer a nossa experiência, e outra para a "nossa" Marisa, sempre incansável para que nada faltasse, e mais uma vez, uma querida...
.
11.4.08
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário