13.3.08

Tempo de Páscoa

Páscoa - a origem e os símbolos

A palavra "Páscoa" tem origem no hebreu Pesach, que significa passagem, aludindo à libertação da escravidão para a liberdade. Os judeus festejam a Páscoa em memória da sua saída do Egipto e os cristãos celebram na Páscoa a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz". A Páscoa é considerada, assim, a Festa da Libertação.

A Páscoa é antecedida pela Quaresma, tempo de conversão, que a Igreja Católica instituiu para preparar os crentes para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração.

A Quaresma dura 40 dias, mais 7 domingos - que para o calendário litúrgico não entram nesta contagem - prefazendo então 47 dias seguidos, desde a Quarta-feira de Cinzas até ao Domingo de Ramos. A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta na Bíblia, que significa provação. Nesta, fala-se dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.

Como se calcula o dia em que se celebra a Páscoa?

O dia da Páscoa é no primeiro domingo depois da lua cheia que ocorre no dia ou após o Equinócio Vernal, que marca o início da Primavera, assumindo-se como sendo dia 21 Março e é sempre uma das 35 datas entre 22 de Março e 25 de Abril. A data da lua cheia, para os cálculos, não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. Trata-se de uma decisão tomada a partir do Concílio de Nicéia (325 d.C), por influência do imperador Constantino I.

Dias da Páscoa até 2010:

2008 - 23 de Março

2009 -12 de Abril

2010 - 4 de Abril

Símbolos Religiosos

Os principais símbolos da Páscoa são a cruz, que traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e Ressurreição; o cordeiro, que simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho; o pão e o vinho, que Jesus escolheu para na Última Ceia representarem o seu Corpo e Sangue e, dados, aos seus discípulos, celebrarem a vida eterna; e o círio, que é a grande vela que se acende na Aleluia e significa Cristo, a luz dos povos. As letras Alfa e Ómega nela gravadas significam que Deus é o princípio e o fim de tudo.

O Ovo de Páscoa

O ovo simboliza o nascimento, a vida que recomeça.

Os ovos da Páscoa estão intimamente ligados com rituais pagãos do início da primavera. O costume de oferecer na época da Páscoa ovos ornamentados e coloridos começou na antiguidade. Os egípcios e persas costumavam decorar ovos com as cores primaveris para os oferecer aos seus amigos. Também na Europa central e oriental, o hábito de oferecer ovos decorados, existe desde longa data. Em Portugal, como sabemos, os ovos da Páscoa fazem parte do tradicional bolo - o folar. E, com o tempo, vão surgindo novos hábitos "pagãos"; as amêndoas, os ninhos, os ovos e os coelhos de chocolate, etc.

O Coelho da Páscoa

O coelho simboliza a fecundidade e a necessidade de a Igreja criar permanentemente novas vocações. Nas celebrações pagãs pré-cristãs, lebres e coelhos eram associados à abundância renascida em cada primavera, após um inverno de privações.

O Cordeiro da Páscoa

Prato tradicional da Páscoa, veio da tradição do Pessach judaico, que por sua vez deve a sua origem aos rituais de sacrifício de animais nas civilizações do Médio Oriente, desde a mais remota antiguidade.

Sabia que ...

... O ano de 2008 é o que tem a Páscoa mais cedo (23/3), nos Séc. XXI e XXII?

... A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como neste ano, será em 2228?

... A última vez que a Páscoa foi a 23/3, foi em 1913?

... Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será em 2285?

... A última vez que foi em 22 de Março, foi em 1818?

Por isso, ninguém que esteja vivo hoje viverá uma Páscoa mais cedo do que a deste ano...

... o que não impede - antes pelo contrário - que celebremos com alegria, dádiva e esperança!

Sem comentários: